14050 - Espécies florestais indicadas para restauração de ambientes ciliares da bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu.
Palavras-chave:
Mata Ciliar, Biodiversidade, Restauração, Estágio Sucessional,Resumo
O desafio de conservar a biodiversidade regional em paisagens cultivadas tem como principal limitante o desconhecimento de espécies nativas locais que permitam o desenho de sistemas ripários ambientalmente adequados e geradores de renda. Este trabalho, fundamentado em levantamentos florísticos realizados na Bacia Guapi-Macacu (RJ), tem como objetivo identificar espécies nativas da Mata Atlântica adequadas a recuperação das funções sistêmicas de matas ciliares associando a oportunidade de geração de renda. Do total das espécies encontradas 31 (20%) apresentaram potencial de uso na recuperação de matas ciliares e ao menos um fim econômico. As espécies apresentam uma grande diversidade quanto a tolerância à intensidade de encharcamento, ao aspecto sucessional e a dispersão de sementes sendo 70% zoocóricas. O que evidencia o enorme potencial do bioma a ser explorado e aplicado na recuperação de matas ciliares através de sistemas ambientalmente adequados atuando de maneira multifuncional.Downloads
Publicado
2013-12-29
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Ambiente e Ecossistemas Naturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).