Estratégias de Melhoramento Participativo de Milho em Sistemas Agroecológicos
Palavras-chave:
Transição agroecológica, agricultura familiar, diversidade genética de milhoResumo
Com o objetivo de estudar o comportamento de genótipos de milho em sistemas agroecológicos, dez variedades com diferentes estratégias de melhoramento foram avaliadas em três locais distintos no estado de Goiás (Cidade Ocidental, Pirenópolis e Rio Quente), em comunidades de pequenos agricultores. Cinco variedades foram selecionadas de forma participativa, três variedades foram formadas de forma participativa e duas foram selecionadas de forma convencional. As variedades MC 60, MC 20 e Fortaleza, oriundas de melhoramento participativo, destacaram-se para produção de grãos, sendo que MC 60, Sol da Manhã e MC 20 também se destacaram pela avaliação visual realizada pelos agricultores. O resultado desse trabalho demonstrou que a estratégia do melhoramento participativo foi bastante efetiva no desenvolvimento de variedades com alto potencial produtivo, adaptadas a sistemas agroecológicos e de transição, superando significativamente as variedades comerciais nesses sistemas de produção.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
4. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/Transição
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).