Determinação da Biomassa e Atividade Microbiana do Solo sob Cultivo Orgânico do Feijoeiro-comum em Sistema de Plantio Direto e Convencional após Cultivo de Diferentes Espécies de Adubos Verdes

Autores

  • Jacqueline Barbosa Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
  • Glaucilene Duarte Carvalho
  • Euraime de Queiroz Cunha
  • Enderson Petrônio de Brito Ferreira
  • Wilson Mozena Leandro
  • Agostinho Didonet

Palavras-chave:

biomassa, carbono, adubo vede

Resumo

A biomassa microbiana é um indicador da qualidade do solo, sendo proporcionalmente a menor fração do C orgânico do solo e constitui uma parte significativa e potencialmente mineralizável do N disponível para as plantas. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo a determinação da biomassa e atividade microbiana do solo em dois sistemas de manejo. O experimento foi conduzido em sistema de produção orgânico na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, localizada no município de Santo Antônio de Goiás, GO. A avaliação dos atributos relacionados à quantidade e atividade da biomassa microbiana do solo (carbono e nitrogênio da biomassa microbiana do solo, respiração basal e quociente metabólico) apresentou diferença significativa entre os sistemas de preparo do solo. Entretanto, não foram observadas diferenças significativas entre as coberturas do solo para alguns dos atributos estudados, somente para o quociente metabólico.

Biografia do Autor

Jacqueline Barbosa Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

Atualmente é mestranda em Agronomia na área de Produção Vegetal na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência com pesquisa e desenvolvimento em Agroecologia para a Agricultura Familiar, na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação e Agricultura Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas:fertilidade, fisica do solo, agroecologia, agricultura familiar, sistemas produtivos orgânicos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>