Caracterização do solo em barragens subterrâneas no Estado da Paraíba
Palavras-chave:
captação de água, tecnologia social, semiáridoResumo
Devido à irregularidade das chuvas, os agricultores do semi-árido estão sempre enfrentando riscos de perdas totais ou parciais de suas lavouras. Para vencer essas limitações, é imprescindível que se aumente a eficiência do aproveitamento das chuvas que caem nos agroecossistemas. Este aumento da eficiência pode ser conseguido através de acompanhamento periódico nas mudanças das características do solo provocadas pelo cultivo. O objetivo deste estudo foi caracterizar o solo da área de plantio de quatro barragens subterrâneas localizadas no Estado da Paraíba. Os resultados mostram que as quatro barragens acompanhadas apresentaram características físicas e químicas boas. É recomendado que se faça o monitoramento do solo para acompanhar evolução de sues atributos, principalmente no que diz respeito a salinidade.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).