Capins tanzânia, mombaça e mulato sob fertilização nitrogenada ou consorciados com estilosantes
Palavras-chave:
leguminosas, matéria seca, forrageiras tropicaisResumo
Estudou-se em condições de campo a introdução da leguminosa Stylosanthes sp cv. Campo Grande em pastagem já estabelecida de gramíneas tropicais visando a substituição total ou parcial da adubação nitrogenada. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 3x5, com três forrageiras tropicais combinadas com quatro doses de nitrogênio (0; 40; 80 e 160 kg ha-1) e o consórcio com a leguminosa. O estabelecimento das gramíneas foi realizado em setembro de 2006 e da leguminosa em dezembro de 2007. As doses de N foram aplicadas em dezembro de 2008, após corte de uniformização. As amostras foram coletadas aos 42 dias de rebrota. FFoi determinada a produção de matéria seca (MS) por hectare. Houve efeito significativo das doses de N sobre os capins tanzânia e mombaça. A produção de MS do capim mulato não foi afetada pelo N. O consorcio com estilosantes não alterou a produção de MS das gramíneas associadas no primeiro ano de avaliações.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).