Grupo Viveiros Comunitários – Viveiro Bruno Irgang, Laboratório Vivo
Palavras-chave:
educação, viveirismo, espécies nativasResumo
Este texto conta um breve histórico do grupo Viveiros Comunitários (GVC), coletivo de estudantes de biologia que trabalha sob a ótica do Viveirismo Ecológico. Este coletivo vem atuando desde 1997, na propagação de mudas nativas e dos conhecimentos relacionados a esta prática. Assim, o GVC fomenta o envolvimento estudantil e comunitário em projetos de educação ambiental, recuperação, manutenção e difusão da biodiversidade nativa. O presente relato foca a atuação dos últimos cinco anos do grupo, em que se construiu um viveiro rústico com utilização de materiais locais e de baixo custo, o Viveiro Bruno Irgang. A consolidação deste espaço vem servindo como ferramenta para práticas educativas que estimulam a autonomia comunitária no manejo sustentável dos recursos naturais.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
10. VI CBA e II CLAA - Experiências em Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).