Agroecologia e Recampesinação: reflexões a partir da comunidade de Vieira, município de Teresópolis, RJ
Palavras-chave:
agroecologia, campesinato, metodologia qualitativaResumo
A importância atribuída ao campesinato pela Agroecologia refere-se à sua forma de apropriação dos recursos naturais, e ao seu conhecimento acumulado durante milhares de anos. O objetivo desse trabalho foi o de testar algumas hipóteses de pesquisa sobre o processo de recampenização observado no meio rural, com base em algumas características encontradas na transição agroecológica. A estratégia metodológica foi desenvolvida dentro da perspectiva estrutural de pesquisa, privilegiando os métodos qualitativos. Os níveis de análise escolhidos foram o de estilo de manejo dos recursos naturais e o de comunidade local, nesse caso a comunidade de Vieira, situada na zona rural de Teresópolis/RJ. A partir da identificação de parte da história agro-ambiental de Vieira, faz-se uma caracterização do campesinato, e dos processos de descampenização e recampenização ocorridos naquele local. Algumas hipóteses são apontadas, como aquelas relacionadas a existência da forma de parceria como um elemento existente tanto no processo de descampenização como no de recampenização, e a existência de agricultores em processo de transição agroecológica como elementos de recampenização da agricultura local. Palavras-chave: agroecologia; campesinato; meação; metodologia qualitativa.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
5. VI CBA e II CLAA - Des. Rural/ Sociocultural
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).