Florística e Síndromes de Dispersão de Espécies Arbóreas e Arbustivas em um Cerradão em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Cerrado, flora, fruto, levantamento florístico e sementeResumo
O presente trabalho consiste no levantamento florístico e de síndromes de dispersão de espécies arbóreas e arbustivas de um remanescente de cerradão localizado em Campo Grande/MS. Foram coletados materiais férteis durante 12 meses resultando em 71 espécies pertencentes a 58 gêneros e 33 famílias. As famílias com maior número de espécies são: Leguminosae (oito espécies), Malpighiaceae (seis) e Euphorbiaceae, Malvaceae e Myrtaceae (cinco cada). As famílias mais representativas em espécies arbóreas foram: Bignoniaceae, Malvaceae e Vochysiaceae. Os arbustos foram distribuídos principalmente entre as famílias Leguminosae e Malpighiaceae. Quanto às síndromes de dispersão, a zoocoria (43,1%) foi predominante, seguida por anemocoria (39,2%) e autocoria (13,7%).Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
8. VI CBA e II CLAA - Meio Ambiente
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).