Substituição da Adubação Nitrogenada por Dejeto Suíno na Cultura da Aveia
Palavras-chave:
Adubação orgânica, matéria seca, nitrogênioResumo
Estudou-se a substituição da adubação nitrogenada mineral pela aplicação de dejeto líquido suíno na produção de MS da aveia preta comum (Avena strigosa Schreb). O estudo foi desenvolvido em condições de campo, sob delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, com seis doses de N (0; 13; 26; 39; 52 e 65 kg ha-1 que equivaleram a 0; 10; 20; 30; 40 e 50 m3 ha-1 de dejeto líquido suíno, respectivamente) e quatro repetições. A cultura da aveia foi implantada mecanicamente em julho de 2008 e 15 dias após a semeadura foi realizada a aplicação manual dos tratamentos. As avaliações foram realizadas aos 70 dias após a semeadura. Não houve efeito significativo das doses de N estudadas sobre a produção de MS total da parte aérea, de folhas e de colmos. A aplicação de doses de dejeto líquido suíno até 50 m3 ha-1 não promoveu incrementos significativos na produção de matéria seca total, de folhas e de colmos da aveia preta no primeiro ano de avaliação, na região Oeste do Paraná.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).