Recursos Vegetais de Uso Tradicional para Diversificação de Agroecossistemas em Minas Gerais
Palavras-chave:
Biodiversidade, Minas Gerais, Recursos Naturais, Conhecimento Tradicional.Resumo
A biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta, e, entretanto, é a menos reconhecida como tal. Considerando essa riqueza potencial e serviços ambientais que proporciona aos sistemas agroecológicos, vê-se a necessidade de criar uma base de conhecimentos sobre os benefícios econômicos proporcionados pela biodiversidade visando desenvolvimento sustentado. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o potencial de uso de espécies vegetais em Minas Gerais, a partir de levantamentos bibliográficos e a construção de um banco de dados. Foram levantados estudos científicos etnobotânicos em diversas áreas de Minas Gerais. Dezesseis artigos selecionados fornecem listas de espécies e seu uso tradicional associado. Foram citadas 429 espécies vegetais, podendo constatar a necessidade de mais levantamentos que possam estabelecer critérios para identificar valores para a biodiversidade, o conhecimento das espécies e proporcionar a diversificação da produção agro-familiar.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
8. VI CBA e II CLAA - Meio Ambiente
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).