Produção de Fitomassa, Acúmulo de Nutrientes em Leguminosas Arbustivas, no Município de Turmalina-MG.
Palavras-chave:
Ciclagem, sustentabilidade, adubação verdeResumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de três leguminosas arbustivas quanto à produção de fitomassa e acúmulo de macronutrientes durante o ciclo vegetativo, na região do Vale do Jequitinhonha. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualisados com 4 repetições e 3 tratamentos: Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis e Cajanus cajan. Dentre as espécies, a C. juncea se destacou produzindo 40,83 e 14,70 Mg ha -1 de fitomassa verde e seca, e os valores totais aportados de 565,96 kg N ha -1, 29,61 kg P ha -1 e 179,75 kg K ha -1. A C. spectabilis e C. cajan também apresentaram potencialidades para o uso na adubação verde para região. Com relação ao material senescente depositado pelas espécies durante o experimento percebeu-se que este contribui com valores expressivos quanto aos nutrientes acumulados por essas.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).