Agricultura Orgânica na Região do Vale do Taquari/RS: análise da diferença de preços entre produtos orgânicos e convencionais na cadeia produtiva de hortaliças

Autores

  • Glauco Schultz Univates
  • Juliane Görgen Univates

Palavras-chave:

agricultura orgânica, agroecologia, hortaliças orgânicas, cadeia produtiva, preços dos produtos orgânicos

Resumo

Os produtos orgânicos são considerados diferenciados no mercado, possuindo, geralmente, preços mais altos para os consumidores. Entretanto, as tecnologias de produção orgânica, em função da não utilização de diversos insumos químicos, podem proporcionar custos mais baixos. Diante dessa constatação apresenta-se a seguinte questão de pesquisa: quais os motivos das diferenças de preços entre produtos orgânicos e convencionais? Realizou-se coleta mensal de preços de hortaliças orgânicas e convencionais, entre os meses de junho de 2008 e fevereiro de 2009, em supermercados localizados em municípios da Região do Vale do Taquari. As diferenças de preços entre produtos orgânicos e convencionais se justificam, fundamentalmente, devido a utilização de insumos orgânicos certificados e a certificação da produção, resultando, em média, em diferenças de preços de 165% e de margens de comercialização de 50%.

Biografia do Autor

Glauco Schultz, Univates

Glauco Schultz, 37 anos, natural de Tapes/RS e residente em Encantado/RS. Técnico Agrícola, formado pela Escola Técnica em Agricultura – ETA, em Viamão (1985- 1987) e Engenheiro Agrícola, formado em 1994, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Entre os anos de 1999 e 2006 conclui o Mestrado e o Doutorado em Agronegócios, no Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Univesitário Univates, junto ao Centro de Gestão Organizacional e ao Programa de Pós – Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (Mestrado), na condição de Professor Adjunto com 40 horas semanais.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>