Identificação dos agroecossistemas dos Municípios de Monteiro e Taperoá no Cariri Ocidental Paraibano.
Palavras-chave:
Agroecologia, Agricultor/a, comunidadesResumo
O presente trabalho foi realizado na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano e teve como objetivo identificar agroecossistemas nas comunidades rurais agroecológicas. Aplicaram-se questionários socioeconômicos e ambientais, junto aos agricultores/as. Identificaram-se as variáveis: chefe de família, fonte de energia utilizada na alimentação, culturas produzidas, criação de animais, controle de pragas e doenças. Do total de entrevistados (77,78%) dos chefes de família, são do sexo masculino. (44,44%) utilizam gás GLP (botijão) e lenha na preparação do alimento. Com um percentual de (100%) o milho, feijão, alface, coentro e cebolinha foram às mais expressivas. (29,7%) dos animais são caprinos. No controle de pragas e doenças com (45,5%) o extrato de Nim (Azadirachta indica) foi o mais cotado. Diante dos resultados, conclui-se que inserindo agroecologia em projetos de apoio ao agricultor, é possível obter mais alimento e renda no ambiente rural.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
4. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/Transição
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).