Identificação dos Agroecossistemas no Município de Cabaceiras no Cariri Oriental Paraibano
Palavras-chave:
Agroecologia, Agricultores/as, comunidades ruraisResumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar os agroecossistemas em comunidades rurais agroecológicas no município de Cabaceiras na Microrregião do Cariri Oriental Paraibano. Foram aplicados questionários econômicos e ambientais com perguntas estruturadas, abertas e fechadas aos agricultores/as. As variáveis analisadas foram: culturas produzidas, criação de animais, controle de pragas e doenças, frutas existentes na propriedade. As culturas que predominaram foram: milho e feijão (100%), banana (87,5%), maracujá (75%), já na criação de animais, os caprinos predominam (30%). No controle de pragas e doenças, o extrato de Nim (Azadirachta indica) foi o mais utilizado (41%). Observa-se pelos resultados encontrados, que as práticas agroecológicas estão sendo cada vez mais utilizadas pelos agricultores, com isso disponibilizando diversas formas para o controle e ganho de produção em sua propriedade, de forma sustentável.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).