Ensaio Regional de Milho Crioulo: Estratégia Participativa para a Conservação da Agrobiodiversidade no Norte de Minas Gerais
Resumo
Este trabalho teve com objetivo caracterizar variedades crioulas tradicionalmente produzidas em diferentes regiões edafoclimáticas do Norte de Minas Gerais, segundo alguns atributos morfológicos e agronômicos. O experimento foi conduzido em condições de sequeiro, na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM, em Montes Claros – MG. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com três repetições. Em geral, foram constatadas características morfoagronômicas satisfatórias para as variedades crioulas quando comparadas às variedades inscritas no Registro Nacional de Cultivares (Br 106 e Híbrido Duplo). A variedade Coruja apresentou o melhor rendimento de grãos. Durante a colheita e a avaliação participativa, o Grupo composto por agricultores, técnicos e estudantes discutiu a importância do ensaio enquanto instrumento não só para a introdução de novas variedades aos seus respectivos agroecossistemas, mas também como ferramenta para o melhoramento genético participativo descentralizado.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).