Crescimento Inicial de Cafeeiros Adubados com Mucuna ou Amendoim-Forrageiro

Autores

  • Emerson Ferreira Vilela Universidade Federal de Viçosa
  • Monique Regina Carvalho Freitas Universidade Federal de Viçosa
  • Patrícia Branco Piano Universidade Federal de Viçosa
  • Ricardo Henrique Silva Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Eduardo Sá Mendonça Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O suprimento de N tem grande efeito sobre o crescimento dos cafeeiros. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito do fornecimento de massa de mucuna-cinza ou amendoim forrageiro sobre o crescimento inicial de cafeeiros em vasos. O trabalho foi realizado de 01/10/2007 até 01/09/2008 na Universidade Federal de Viçosa, MG. Os tratamentos consistiram de três tipos de adubações: sulfato de amônia; massa de mucuna e massa de amendoim-forrageiro. O crescimento dos cafeeiros foi avaliado pelos dados da altura da planta (cm), perímetro do caule (cm), número total de folhas, número total de ramos plagiotrópicos e número total de nós. O cafeeiros que receberam leguminosas apresentaram maior crescimento em relação a todos os parâmetros avaliados, com exceção da altura. As diferenças expressaram-se a partir do quarto mês após o início do experimento e devem-se provavelmente ao fornecimento de outros nutrientes que não o N proporcionado pelos adubos verdes.

Biografia do Autor

Emerson Ferreira Vilela, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2006 foi bolsista do CNPq de iniciação científica no projeto Seleção de Hibridos Naturais de Mangueira Ubá na Microrregião de Viçosa, Minas Gerais. Atualmente é bolsista de iniciação cientifica do CNPq no projeto Sistemas Agroflorestais na Zona da Mata Mineira: Compartimentos e Modelagem de C, N e P e vem trabalhando com adubação orgânica em cafeeiros.E-mail:efvilela@yahoo.com.br

Ricardo Henrique Silva Santos, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1985), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) - Departamento de Fitotecnia (1991) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura orgânica, agricultura familiar, adubação verde.

Eduardo Sá Mendonça, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Agonomica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Ciência do Solo - University of Reading (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo da Matéria Orgânica em Ecossistemas Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de matéria orgânica em ecossistemas tropicais; uso de resíduos orgânicos na agricultura; métodos de estudo de matéria orgânica em ecossistemas tropicais; modelagem da ciclagem de C e nutrientes em sistemas orgÂnicos e agroecológicos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>