Programa de Formação em Agroecologia e Meio Ambiente no Vale do Mucuri, Minas Gerais - Brasil
Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Sistemas Agroflorestais, Educação Agroambiental.Resumo
A Associação Regional Mucuri de Cooperação dos Pequenos Agricultores (ARMICOPA) e o Grupo de Pesquisa em Agricultura Familiar dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (GPAF/UFVJM) desenvolvem, desde 2007, o “Programa de Formação em Agroecologia e Meio Ambiente”. Este resulta da demanda das associações filiadas a ARMICOPA e conta com a participação de representantes de 16 comunidades de agricultura familiar. Por meio de encontros presenciais e viagens de intercâmbio de experiências, busca-se a construção coletiva de conhecimentos e de estratégias ecológicas para recuperação de ambientes degradados. Metodologias participativas são utilizadas na construção de desenhos e na implantação de Sistemas Agroflorestais. Resultados são notados no fortalecimento e difusão de princípios e práticas agroecológicas e na proteção dos recursos hídricos no vale do Mucuri. Possui apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente - PDA/MMA e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
9. VI CBA e II CLAA - Construção do Conhecimento
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).