Distribuição da Produção de Cultivares de Morangueiro Sob Três Densidades de Plantio em Sistema de Produção de Base Ecológica
Palavras-chave:
Fragaria x ananassa, cultivares de dia neutro, manejo ecológico, população de plantas.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da densidade de plantio sobre a distribuição da produção de duas cultivares de morangueiro em sistema de produção de base ecológica. O experimento foi realizado na Estação Experimental Cascata (Embrapa Clima Temperado), Pelotas, RS. Os tratamentos constaram da combinação de três densidades de plantio, 3,51; 5,26 e 7,02 plantas m2, e duas cultivares, ‘Diamante’ e ‘Aromas’. O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados com quatro repetições. Durante o ciclo de cultivo foram realizadas 32 colheitas, sendo feitas a classificação e a pesagem das frutas. Ao final do período experimental, foi determinada a distribuição da produção de frutas nos quatro meses de colheita. Os resultados obtidos indicam que a densidade de plantio não afeta a distribuição da produção das cultivares estudadas, que apresentaram seu pico de produção no mês de novembro, mostrando tendência de continuação da produção nos meses de janeiro e fevereiro.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).