A Agricultura do Povo Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema - Bahia
Palavras-chave:
Indígenas, Extensão Rural, BueraremaResumo
O povo indígena Tupinambá da Serra do Padeiro se encontra em processo de reafirmação identitária e regularização de suas terras. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo diagnosticar e fomentar a troca de saberes entre as gerações sobre as práticas agrícolas adotadas na Aldeia, bem como discutir os problemas decorrentes destas e suas possíveis soluções. Foram realizadas 02 oficinas onde foram empregados métodos de Diagnóstico Rápido Participativo. A base econômica dos Tupinambá é a cultura a mandioca para produção de farinha. As espécies de ciclo curto são destinadas à segurança alimentar das famílias, com comercialização do excedente. A comunidade indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, embora tenha um foco voltado aos cultivos de importância econômica, possui características próprias de plantio, manejo e diversificação dos cultivos, baseadas no conhecimento local, como forma de garantir a sua segurança alimentar.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
9. VI CBA e II CLAA - Construção do Conhecimento
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).