Preparados Homeopáticos, Extrato de Barbatimão e Urina de Vaca no Controle da Fusariose do Abacaxi
Palavras-chave:
controle alternativo, Fusarium subglutinans, Ananas comosusResumo
A fusariose do abacaxi é uma doença que causa grandes prejuízos para agricultores da comunidade rural de Abóboras, município de Montes Claros-MG. Em virtude desse fato, são escassos os cultivos de abacaxi na região. O objetivo deste trabalho foi testar diferentes produtos alternativos no controle da fusariose do abacaxizeiro. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com 6 tratamentos (extrato aquoso de barbatimão 5%, urina de vaca 1%, nosódio CH12, homeopatia de alfavaca-cravo CH12, fungicida (tiofanato-metílico) e testemunha, onde não houve tratamento), em 4 repetições. O extrato de barbatimão não afetou o desenvolvimento da planta e nem da folha D. Já as plantas tratadas com a homeopatia de alfavaca-cravo e as tratadas com urina de vaca obtiveram plantas com menor número de folhas. A menor incidência de sintomas da doença foi verificada no tratamento com o fungicida. O tratamento com homeopatia apresentou maior incidências do sintoma de curvatura do ápice..Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).