Morangos Ecológicos no Rebordo do Planalto Meridional (RS)
Palavras-chave:
Moranguinhos, Agroecologia, Produção OrgânicaResumo
Os agricultores familiares – AF – da Cooperativa ECOMORANGO orientam-se pelos princípios da agroecologia. A agricultura ecológica representa para eles a garantia de sustentabilidade dos agroecossistemas e é uma afirmação para o seu desenvolvimento socioeconômico. Eles cultivam em terras próprias, com mão-de-obra familiar. O cultivo de morango não é inferior a 0,6 ha e representa o principal produto agrícola das famílias. Além deste, produzem outros sessenta diferentes produtos. Também são comuns os pomares de citros e de videiras, cuja diversificação de produção garante renda durante todo o ano. As hortaliças são fundamentais para a complementação da renda. A produção do grupo é organizada de modo a não gerar excesso de oferta e provocar a queda do preço do produto, diminuindo a renda do produtor. Estes produtores também fabricam artesanalmente geléias, doces, compotas, pães, biscoitos e cucas, aproveitando as matérias-primas próprias e as que adquirem de produção orgânica certificada.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
10. VI CBA e II CLAA - Experiências em Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).