Caracterização da produção de hortaliças na região periurabana de Parintins - AM

Autores

  • Cíntia Fragata de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Katell Uguen Universidade do Estado do Amazonas
  • Silas Garcia Aquino de Sousa EMBRAPA Amazônia ocidental

Palavras-chave:

composto, paú, adubação orgânica

Resumo

A cidade de Parintins está localizada numa ilha fluvial na margem direita do Rio Amazonas onde ainda coexistem atividades urbanas e agrícolas. O presente estudo teve como objetivo caracterizar, através de visitas e questionários, as práticas de adubação em especial para produção de hortaliças, nas comunidade periurbanas, Parananema, Macurany e Aninga. Apesar da grande diversidade de tamanho das propriedades, todos os agricultores possuem árvores frutíferas e a maioria possui animais de criação. Todos os produtores utilizam esterco bovino, porém possuem dificuldades de aprovisionamento do mesmo. Diversos outros materiais estão sendo utilizados, porém muitos materiais da propriedade poderia ser melhor aproveitado através de compostagem. Com os resultados, foi possível identificar as práticas promissoras, registrar as demandas extensionistas e traçar algumas diretrizes para apoiar o processo de transição agroecológica.

Biografia do Autor

Cíntia Fragata de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no Centro de Estudos Superiores de Parintins, bolsista da FAPEAM, Programa Apoio para Iniciação Científica.

Katell Uguen, Universidade do Estado do Amazonas

Engenheira agrônoma, doutora em engenharia florestal, atualmente coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da UEA.

Silas Garcia Aquino de Sousa, EMBRAPA Amazônia ocidental

Pesquisador na área de sistemas agroflorestais e práticas agroecológicas.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)