Extensão Participativa e Assistência Técnica Agronômica a Agricultores Familiares para Reprodução de Variedades de Milho Crioulo

Autores

  • Tatiane Melo Lima Universidade Federal de Goiás
  • Priscila Ferreira Santos Universidade Federal de Goiás
  • Hildeu Ferreira Assunção Universidade Federal de Goiás
  • Dinalva Donizete Ribeiro Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

sementes crioulas, autonomia do agricultor, agricultura familiar.

Resumo

Com este trabalho objetiva-se apresentar os resultados da assistência técnica agronômica fornecida aos agricultores familiares, de acordo com as atividades previstas no “Projeto Sementes”, que vem orientando-os tecnicamente para atividades de reaplicação, produção e conservação de sementes de milho crioulo. A condução dos trabalhos de extensão se baseia na metodologia participativa, levando-se em consideração as experiências dos agricultores. O projeto, pautado no plantio do milho, cuja meta é contribuir com a retomada da autonomia do agricultor familiar a partir da produção de suas próprias sementes. O cultivo do milho servirá como fomento à reforma das pastagens degradadas. Nesta perspectiva a assistência agronômica tem tido resultados satisfatórios pela mobilização dos produtores em reproduzir suas próprias sementes, garantindo a fabricação de silagem, de rações e a reforma das pastagens.

Biografia do Autor

Tatiane Melo Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em agronomia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, colaboradora do Projeto e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar (NEAF) na função de Engenheira Agrônoma, e-mail: tatty-agro@hotmail.com.

Priscila Ferreira Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em agronomia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, “ bolsista do Projeto Sementes”, e-mail: priscilaagro@yahoo.com.br.

Hildeu Ferreira Assunção, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, coordenador técnico do Projeto sementes”, e-mail: hildeu@yahoo.com.br.

Dinalva Donizete Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunto III da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, Coordenadora do Projeto e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar (NEAF), e-mail: dinalvadr@gmail.com

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>