Decomposição de feijão-de-porco e lab-lab em quatro épocas de corte em cafezal na Zona da Mata de Minas Gerais
Palavras-chave:
Nitrogênio, adubos verdes, nutrientes.Resumo
O trabalho foi desenvolvido no município de Rio Pomba MG, em uma lavoura de café Oeiras. Objetivo foi avaliar o processo de decomposição de dois adubos verdes (Feijão-de-porco e Lab-lab) em quatro épocas diferentes de corte 1, 2, 3 e 4 meses de idade. As leguminosas foram colocadas em amostras de 50g de matéria fresca sobre o solo e a perda de massa foi avaliada em oito datas durante 60 dias. A perda de massa do feijão-de-porco foi mais rápida quando o corte foi aos 30 dias, com T½ de 10,45 dias. Nos outros períodos de corte o T½ foi de 23,65; 20,75 e 25,2 dias para os cortes aos 60, 90 e 120 dias, respectivamente. Já o lab-lab é apresentado na Figura 2 e apresentou um T½ de 11,1; 18; 19 e 22,5 dias para as épocas de corte aos 30, 60 90 e 120 dias, respectivamente.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).