Densidade e Biomassa de Minhocas em Pomar de Pessegueiro sob Diferentes Manejos do Solo
Palavras-chave:
Oligochaeta, Agroecossistema, Adubo orgânicoResumo
As minhocas favorecem o desenvolvimento das plantas ao alterarem as condições físicas, químicas e biológicas do solo. Contudo, o manejo do solo pode afetar a população e as atividades das minhocas nos agroecossistemas. Neste trabalho, verificou-se o efeito do manejo do solo sobre a população natural de minhocas em um pomar de pessegueiro. Avaliou-se 5 tratamentos sendo roçada, capina e combinações de capina com húmus de minhoca, esterco bovino e torta de mamona incorporados com enxada. As minhocas foram extraídas do solo com solução de formol 0,5%. A densidade e a biomassa de minhocas no tratamento onde a vegetação espontânea foi apenas roçada foram significativamente superiores aos demais tratamentos, que não diferiram entre si. Os valores médios foram de 98 minhocas m-2 e 50,66 g m-2 na área roçada e 14,66 minhocas m-2 e 5,33 g m-2 no tratamento mais próximo. As frequentes capinas e o revolvimento do solo parecem ser fatores decisivos na redução da população de minhocas nas áreas.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).