Efeito Alelopático do Extrato Aquoso de Folha de Pinhão Manso (Jatropha curcas L.) sobre a Germinação e Desenvolvimento Inicial de Alface (Lactuca sativa cv. Grand Rapids)

Autores

  • Juliane Mendes Lemos UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR
  • Cristiane Claudia Meinerz UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR
  • Patricia Andrea Bertuol Montovani UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR
  • Orestes Corteze Neto UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR
  • Vandeir Francisco Guimarães UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR

Biografia do Autor

Juliane Mendes Lemos, UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR

Possui graduação em Ciencias Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Paranaense Campus Toledo (2006). Especialista em Biotecnologia e Biologia Molecular aplicado à Agroindústria pela UFPR Campus Palotina (2009). Atualmente mestranda em Agromonia na UNIOESTE Campus Marechal Candido Rondon.

Cristiane Claudia Meinerz, UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR

Possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (2006). Especialista em Impactos Ambientais e Resíduos Sólidos pela Universidade Paranaense (2008). Mestranda em Agronomia pela UNiversidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, Botânica e fisiologia vegetal, fitopatologia.

Patricia Andrea Bertuol Montovani, UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR

Possui graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (2005). Trabalhou como Analista no Centro de estudos Biofarmacêuticos, atuando como monitora da Garantia da Qualidade na etapa Analítica, com experiência na área farmacêutica, com ênfase em Desenvolvimento de Métodos analíticos e Bioanalíticos, ensaios de Bioequivalência Farmacêutica. Também possui experiência na área de Microbiologia Industrial e desenvolvimento de extratos de plantas medicinais. É especialista em Gerenciamento de Laboratório pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Atualmente é bolsista Capes no mestrado em Agronomia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Orestes Corteze Neto, UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR

Possui graduação em Ciências Biológicas Com Enfase Em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (2004). Tem experiência na área de micropropagação vegetal, Zoologia, com ênfase em Utilização dos animais silvestres

Vandeir Francisco Guimarães, UNIOESTE/MARECHAL CANDIDO RONDON-PR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Fitotecnia, Área de Concentração Fisiologia da Produção, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Agronomia (Área de Concentração Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCA/UNESP (2001) e pós-doutorado em Botânica, na Área de Fisiologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2002). Atualmente é professor adjunto nível b, RT-40, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atuando na graduação em Agronomia e Zootecnia, ministrando a disciplina de Fisiologia Vegetal e na Pós-Graduação em Agronomia, nível de Mestrado, onde é professor permanente e orienta dissertações. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas e Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Utilização de reguladores vegetais em plantas hortícolas, frutíferas e culturas anuais; Análise de crescimento e desenvolvimento vegetal; Fisiologia da germinação; Fisologia do estresse hídrico (mecanismos de tolerância à seca), nutrição mineral de plantas; cultura de tecidos vegetais; manejo e tratos culturais e fisiologia do da produção.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>