Seletividade de Produtos Utilizados no Sistema Agroecológico Sobre Larvas da Joaninha Harmonia axyridis (Pallas, 1773) (Coleoptera, Coccinellidae).
Palavras-chave:
predador, controle alternativo, bioinseticidasResumo
Por ser um ótimo agente de controle biológico a joaninha Harmonia axyridis vem sendo utilizada no mundo inteiro para controlar surtos de insetos pragas, principalmente em sistemas agroecológicos. Contudo, alguns extratos utilizados nesse sistema podem não favorecer o seu desenvolvimento, causando mutações e até mortalidade de indivíduos por não serem seletivos. Este trabalho teve por objetivo testar a seletividade de produtos utilizados no sistema agroecológico sobre larvas da joaninha H. axyridis. O experimento contou com sete tratamentos, com seis repetições, sendo cada repetição composta por cinco larvas. Os produtos utilizados foram Planta Clean, Pironin, Calda Sulfocálcica, Mattan Plus e Extrato de Crisântemo, todos formulações comerciais não registradas e Óleo Mineral - Assist®. Como testemunha água destilada. Foram utilizadas larvas de 2° instar, aplicando-se 1 mL do produto por repetição. Avaliou-se diariamente a mortalidade de larvas e de pupas. Os resultados obtidos indicaram que Planta Clean e Mattan Plus foram seletivos, enquanto que o Extrato de Crisântemo causou mortalidade de 100% das larvas. Para pupas, os produtos Pironin e Planta Clean foram os que causaram menor mortalidade, porem o Óleo Mineral Assist matou 100% dos insetos nessa fase.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).