Remoção da mucilagem e análise da viabilidade de sementes de Jacaratia spinosa (Aubl.) A. DC
Palavras-chave:
Jaracatiá, tetrazólio, sarcotesta.Resumo
O jaracatiá é uma árvore nativa do Brasil, atualmente em risco de extinção, sendo encontrada apenas em fazendas tradicionais, onde foram preservadas ou mantidas em viveiros. A semente desta planta possui uma sarcotesta mucilaginosa que tem sido apontada como fator de impedimento ou diminuição da germinação e formação de mudas. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficiência de produtos químicos na remoção da mucilagem, bem como seu efeito sobre a viabilidade de sementes de jaracatiá. Os tratamentos consistiram na agitação das sementes por 15 minutos após a adição de hidróxido de sódio, ácido muriático, ácido sulfúrico e água. O tratamento com hidróxido de sódio pode ser utilizado para a remoção da mucilagem das sementes de jaracatiá, sem danos a sua viabilidade. O efeito do ácido muriático foi intermediário aos produtos na retirada da mucilagem, e ainda provocou danos irreversíveis a semente.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).