Representação Social da Agroecologia para Estudantes do Ensino Médio Integrado da UFPR Litoral

Autores

  • Silvana Cássia Hoeller Universidade Federal do Paraná
  • Diomar Augusto de Quadros Universidade Federal do Paraná
  • Gabriela Schenato Bica Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

percepção, educação, mapa mental

Resumo

O presente artigo apresenta o conceito de agroecologia, sob a perspectiva dos estudantes do Ensino Médio da UFPR Litoral. A percepção da agroecologia evidenciada é referendada na representação, tendo os mapas mentais como aporte metodológico. Para análise dos elementos contidos nas imagens, foi utilizada a metodologia desenvolvida por Kozel no que se refere à interpretação e análise de mapas mentais. O principal aspecto percebido foi a inclusão ou não do homem (agricultor) e a relação deste com a natureza.

Biografia do Autor

Silvana Cássia Hoeller, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Agronomia, Mestre em Produção Vegetal, Professora na UFPR, Setor Litoral, Curso de Agroecologia

Diomar Augusto de Quadros, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Nutrição, Mestre em Tecnologia de Alimentos, Professor na UFPR, Setor Litoral, Curso de Agroecologia

Gabriela Schenato Bica, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Zootecnia, Mestre em Agroecossistemas, Professora na UFPR, Setor Litoral, Curso de Agroecologia

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Publicado

2009-12-31

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