Evolução Econômica, Tecnológica e Social de Uma Propriedade Familiar em Sistema Orgânico de Produção – Estudo de Caso
Palavras-chave:
Produção orgânica, análise econômica, agricultores familiaresResumo
Na região do Cerrado há carência de estudos sobre viabilidade e sustentabilidade da produção orgânica. O objetivo do trabalho foi comparar e avaliar a evolução de uma propriedade familiar em sistema orgânico de produção, considerando aspectos econômicos, tecnológicos e sociais. Os dados foram coletados em planilhas simplificadas preenchidas pelo agricultor e lançados no software RuralPró 2005. Esta metodologia foi realizada em 2004 e repetida em 2008, comparando-se os resultados. Ficou evidenciada a viabilidade econômica da atividade. O saldo de caixa médio aumentou 8 vezes de 2004 para 2008, a receita bruta média aumentou em 3,7 vezes e os custos variáveis reduziram de 40% para 16% da receita bruta. A família avançou na aplicação dos princípios agroecológicos, acarretando em redução de custos. Com recursos próprios da atividade, foi possível melhorias e aumento no número de residências no sítio, investimentos em bens móveis, maior gasto em lazer e convivência familiar.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
6. VI CBA e II CLAA - Desenv. Rural/Economia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).