Plantas Medicinais no Controle Alternativo de Verminose em Ovinos

Autores

  • Flávia Aparecida Nogueira UFMG
  • Patrícia Nery Silva UFMG
  • Manoel Ferreira Souza UFMG
  • Eduardo Robson Duarte UFMG
  • Ernane Ronie Martins UFMG

Palavras-chave:

fitoterapia, nematóides gastrintestinais, ovinocultura, coprocultura quantitativa.

Resumo

A rápida seleção de nematoides resistentes a anti-helmínticos limita o sucesso do controle das helmintoses gastrintestinais de ovinos em vários países, fomentando a busca de novas alternativas. Pesquisas utilizando extratos de plantas para esse controle têm demonstrado resultados promissores. O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade anti-helmíntica de plantas, frequentemente encontradas no Norte de Minas Gerais, sobre trichostrongilídeos de ovinos. As espécies Annona crassiflora, Hymenaea stigonocarpa, Magonia pubescens e Tamarindus indica foram avaliadas in vitro sobre o desenvolvimento larval de trichostrongilídeos de ovinos. O extrato aquoso de sementes de A. crassiflora, apresentou eficácia de 99,4%, não diferindo estatisticamente do grupo de coproculturas tratadas com ivermectina (p<0,01). Os resultados obtidos indicam o potencial anti-helmíntico promissor dessa espécie, presentes no Norte de Minas, como uma possível alternativa aos anti-helmínticos sintéticos.

Biografia do Autor

Flávia Aparecida Nogueira, UFMG

Aluna de zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista FAPEMIG do projeto Eficácia anti-helmintica in vitro de extratos vegetais presentes no Norte de Minas em nematóides gastrintestinais de ovinos.Telefone contato (31)88850135

Patrícia Nery Silva, UFMG

Formada em Ciências biologica pela Unimontes, Mestrado em Agroecologia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Manoel Ferreira Souza, UFMG

Formado em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente aluno de mestrado em Agroecologia UFMG.

Eduardo Robson Duarte, UFMG

Prof. Adj. Depto. de Zootecnia/UFMG, Montes Claros- MG

Ernane Ronie Martins, UFMG

Prof. Adj. Depto. de Agronomia/UFMG, Montes Claros-MG

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

3. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/Produção animal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>