Avicultura Agroflorestal: abundância e independência na interação entre aves de produção e agroflorestas.
Palavras-chave:
avicultura ecológica, pastejos rotativos, sistemas agroflorestais.Resumo
Ambientada no cerrado do Distrito Federal, esta experiência tem início na procura de pequenos avicultores por alternativas alimentares para suas aves, buscando minimizar a dependência por insumos comerciais. Para tanto, idealizou-se um sistema inovador, apoiado pelos fundamentos dos sistemas agroflorestais e dos pastejos rotativos, sendo denominada Avicultura Agroflorestal. Iniciado em janeiro de 2009, este sistema foi desenhado com uma faixa de agrofloresta, concebida em atenção à dieta das aves, que circunda a área de pastoreio, formada por piquetes de gramíneas, leguminosas, arbustos e árvores forrageiras. Conta com agricultores e extensionistas em sua concepção, implantação e avaliações. O principal resultado até o momento foi à materialização da proposta, com a implantação do sistema, possível graças ao diálogo e à capacitação com metodologias apropriadas. Os princípios propostos foram adaptados de forma participativa e têm sido apropriados pelos agricultores participantes.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
10. VI CBA e II CLAA - Experiências em Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).