Recuperação de Parte da Mata da Serra de São Gonçalo, Através do Replantio de Espécies Florestais Nativas
Palavras-chave:
sustentabilidade, caatinga, impactos ambientaisResumo
O trabalho teve como objetivo desenvolver ações de conservação e uso sustentável da serra de São Gonçalo, levando os alunos a refletirem e entenderem os impactos ambientais causados pelo desmatamento indiscriminado da caatinga, importância de sua recuperação e de sua utilização de forma sustentável. O trabalho foi realizado em uma área de aproximadamente 1 ha da serra de São Gonçalo dentro dos limites da Escola Agrotécnica Federal de Sousa no biênio 2006-2007. Inicialmente, visitou-se a serra para identificar os impactos ambientais e as espécies nativas da região. As espécies escolhidas para a revegetação da parte da serra foram: a)Angico preto (Anadenanthera macrocarpa (benth); b) Pau ferro (Caesalpinia férrea); c) Aroeira (Myracroduon urundeuva Fr. All ) e d) Umburana (Commiphora leptophloeos ). Foi iniciado a avaliação do plantio das mudas, com resultados iniciais satisfatórios principalmente em função do bom período de inverno da região.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
10. VI CBA e II CLAA - Experiências em Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).