Avaliação Agronômica e de Doenças Foliares em Genótipos de Cebola em Cultivo de Base Ecológica
Palavras-chave:
Allium cepa, recursos genéticos, melhoramento genéticoResumo
Pesquisas estão sendo feitas para obter cultivares resistentes a pragas e doenças como meio de reduzir ou até eliminar o uso de agrotóxicos no controle das mesmas. O objetivo do trabalho foi o de avaliar dez genótipos de cebola em sistema de base ecológica, quanto ao rendimento agronômico (peso médio de bulbos e produtividade) e resistência a doenças foliares (queima-acinzentada e mancha púrpura), como trabalho inicial para o desenvolvimento de cultivares adaptadas aos sistemas de cultivo de base ecológica. O experimento foi conduzido em 2008, na Estação Experimental de Cascata, da Embrapa Clima Temperado, seguindo as práticas recomendadas para este sistema de cultivo. Os dez genótipos apresentaram diferenças quanto as características avaliadas, destacando-se as cultivares Petroline e Primavera em produtividade, tamanho de bulbos e menor suscetibilidade às doenças, as quais seguirão sendo trabalhadas no melhoramento genético para sistemas ecológicos de cultivo.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).