Avaliação Agronômica e de Doenças Foliares em Genótipos de Cebola em Cultivo de Base Ecológica

Autores

  • Daniela L Leite
  • Nelson L Garibaldi
  • Ronei A Douglas
  • José Ernani Schwengber
  • Matheus S Corrêa
  • Icaro B Tavares

Palavras-chave:

Allium cepa, recursos genéticos, melhoramento genético

Resumo

Pesquisas estão sendo feitas para obter cultivares resistentes a pragas e doenças como meio de reduzir ou até eliminar o uso de agrotóxicos no controle das mesmas. O objetivo do trabalho foi o de avaliar dez genótipos de cebola em sistema de base ecológica, quanto ao rendimento agronômico (peso médio de bulbos e produtividade) e resistência a doenças foliares (queima-acinzentada e mancha púrpura), como trabalho inicial para o desenvolvimento de cultivares adaptadas aos sistemas de cultivo de base ecológica. O experimento foi conduzido em 2008, na Estação Experimental de Cascata, da Embrapa Clima Temperado, seguindo as práticas recomendadas para este sistema de cultivo. Os dez genótipos apresentaram diferenças quanto as características avaliadas, destacando-se as cultivares Petroline e Primavera em produtividade, tamanho de bulbos e menor suscetibilidade às doenças, as quais seguirão sendo trabalhadas no melhoramento genético para sistemas ecológicos de cultivo.

Biografia do Autor

Daniela L Leite

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1984), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1992), doutorado em Melhoramento e Genética de Plantas - Universidade de Wisconsin-Madison (1999), pós-doutorado em Biologia Molecular Vegetal – Universidade de Idaho – Moscow (2003), especialização em Educação Ambiental – Faculdades Integradas de Lages (2006). Pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, desde 1985, desenvolve trabalhos nas áreas de melhoramento e recursos genéticos e agroecologia em cebola e pimenta.

Nelson L Garibaldi

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1976) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1980) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fruticultura, Fitopatologia, Doenças de fruteiras rosaceas, Doença do marmeleiro, Entomosporise do marmeleiro.

Ronei A Douglas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1974) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pelotas (1977) e mestrado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1979) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cana-de-açúcar - Bactéria - Doença - Resistência.

José Ernani Schwengber

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1991), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1995) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, tendo atuado como Professor da Universidade Federal de Pelotas e como extensionista da Emater/RS. Atua principalmente com pesquisa em Agroecologia (sistemas de produção de base ecológica) e Horticultura.

Matheus S Corrêa

Técnico em agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Pelotas, bolsista da Fapergs, desenvolvendo trabalhos na área de agroecologia em cebola sob orientação da Dra. Daniela Lopes Leite na Embrapa Clima Temperado.

Icaro B Tavares

Aluno do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Pelotas, realizando estágio curricular na área de agroecologia em cebola sob orientação da Dra. Daniela Lopes Leite na Embrapa Clima Temperado.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>