Controle Biológico de Euscirrhopterus sp. (Lepidoptera: Noctuidae), praga de Bougainvillea sp. (Nyctaginaceae), como Alternativa para o Fomento da Transição Agroecológica

Autores

  • Camila Pozzo Maioralli Unicamp
  • Giovanna Garcia Fagundes Unicamp
  • Mohamed Habib Unicamp

Palavras-chave:

ecologia aplicada, manejo de pragas, Primavera, Euscirrhopterus sp., transição agroecológica

Resumo

Parte significativa dos agricultores do distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP, atua no ramo da floricultura. A Primavera, uma das espécies produzidas, tem sido atacada por Euscirrhopterus sp., praga controlada através de agrotóxicos. Dada a insustentabilidade desta prática, buscam-se estratégias mais sustentáveis para o manejo desta praga. Assim, este trabalho objetivou construir um plano de manejo de Euscirrhopterus sp. baseado em controle biológico, através da análise da sua flutuação populacional, levantamento da sua entomofauna de inimigos naturais e avaliação da sua susceptibilidade a B. thurigiensis var. kurstaki (Btk). A ocorrência do inseto praga mostrou-se concentrada durante o ano, os potenciais predadores levantados classificam-se como generalistas, e a praga mostrou-se susceptível a Btk. Os resultados possibilitam o manejo satisfatório de Euscirrhopterus sp., e promovem a transição para sistemas de produção mais sustentáveis.

Biografia do Autor

Camila Pozzo Maioralli, Unicamp

Estudante de Graduação da Universidade Estadual de Campinas. Estagiária do Laboratório de Entomologia Aplicada, onde desenvolve projeto de iniciação científica sob a orientação do Profº Dr. Mohamed Habib e co-orientação da Dra. Giovanna Garcia Fagundes.

Giovanna Garcia Fagundes, Unicamp

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente atua como bióloga no Laboratório de Entomologia Aplicada, do Depto de Zoologia/ IB/ Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência nas áreas de Entomologia, Agroecologia, Controle Biológico, Educação Ambiental.

Mohamed Habib, Unicamp

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria (1964), modalidade Entomologia, mestrado em Entomologia (Controle Biológico) pela Universidade de Alexandria (1968), Egito, e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UNICAMP (1976), Livre Docente pela UNICAMP (l982), Professor Adjunto em 1984 e Professor Titular da UNICAMP desde 1986. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada, Entomologia Econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e Agro-Ecologia. Foi Diretor eleito do Instituto de Biologia da UNICAMP por duas vezes e Coordenador de Relações Internacionais da UNICAMP. Desde 2005 é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)