Exemplo de Prática Agroecológica em Localidades Rurais no Município de Santa Rosa/RS
Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, agroecologia, propriedades rurais.Resumo
Com o projeto “Apoio Técnico Científico no Estudo da Realidade Rural no Município de Santa Rosa: Diagnóstico Rural por Localidade e Propostas de Ação para o Desenvolvimento Rural Sustentável”, o Grupo de Pesquisa Extensão Rural Aplicada analisa práticas agroecológicas no meio rural do município de Santa Rosa/RS. A coleta de dados se baseou em entrevistas semi-estruturadas feita por alunos do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados revelam que todos os produtores que possuem sistema de agropecuária na propriedade utilizam a adubação orgânica como prática agroecológica. Os produtores citam como práticas agroecológicas o tratamento nos resíduos dos animais, como por exemplo, a compostagem e o uso de dosagens recomendadas para a substituição de adubo químico pelo adubo orgânico. Ressalta-se nesta pesquisa que essa prática além de uma alternativa sustentável, também é mais econômica. A prática é justificada pelos preços dos insumos que são relativamente altos em comparação ao preço pago pelos principais produtos vendidos nessas propriedades (por exemplo, o leite e soja) e também pelo destino adequado dado aos resíduos protegendo assim o meio-ambiente. Dessa forma, a prática da adubação orgânica deve ser analisada e pesquisada como aplicação técnica agroecológica no interior do município de Santa Rosa/RS.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).