Toxicidade de Urina de Vaca e da Manipueira de Mandioca Sobre Pragas Chaves do Abacaxi
Palavras-chave:
Controle Alternativo, Plantas Tóxicas e Pragas.Resumo
A utilização de extratos de plantas pode ser uma alternativa para o controle de pragas. Dentre as plantas com atividade inseticida, destaca-se o subproduto (manipueira) da produção de farinha de mandioca (Manihot esculenta) e a urina de vaca. Esse trabalho teve, como principal objetivo, investigar o potencial inseticida da manipueira e da urina de vaca sobre as pragas chaves do abacaxi e realizar um monitoramento dos insetos presentes em uma área de um Sistema Agroflorestal (SAF´s) em condições experimentais com a pesquisa participativa. Os extratos utilizados foram pulverizados sobre plantas de abacaxi, em duas concentrações (1:20L H2O e 0,5: 20L H2O). Todas as concentrações analisadas causaram mortalidade dos insetos superior a 50%, sendo que a maior concentração causou a mortalidade de todos os insetos. O potencial destes produtos demonstrados no experimento coloca os mesmos como uma alternativa ao uso de inseticidas sintéticos no controle das pragas do abacaxi.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).