Apicultura como Estratégia Econômica de Alternativa ao Cultivo do Tabaco na Agricultura Familiar
Palavras-chave:
abelha, fumicultura, agroecossistemaResumo
A apicultura é atividade importante em sistemas de produção familiar de base ecológica, garantindo polinização dos cultivos, produção de alimentos à família, inclusão social e geração de renda. Ações em apicultura foram inseridas no projeto 'Alternativas ao cultivo do tabaco para a agricultura familiar na zona Sul do Rio Grande do Sul', cujo objetivo foi avaliar, difundir e introduzir alternativas ao cultivo do tabaco nas propriedades familiares, técnica e economicamente viáveis e baseadas em princípios agroecológicos. A promoção da apicultura está se dando pela a implantação de unidades demonstrativas de apicultura e cursos práticos sobre manejo de colméias e produção de mel. Os cursos contaram com a participação de 692 agricultores e agricultoras da região e estão em implantação 6 unidades demonstrativas de apicultura em propriedades escolhidas de forma participativa com os demais parceiros e atendendo os aspectos técnicos agroecológicos e de sustentabilidade.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
10. VI CBA e II CLAA - Experiências em Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).