A Formação de Agentes Multiplicadores como Estratégia para Promover a Agroecologia e Segurança Alimentar

Autores

  • Andréia Furtado da Fontoura Universidade Federal de Santa Maria
  • Pedro Selvino Neumann Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Pro-Huerta, participação, sementes

Resumo

A experiência relatada integra o estágio curricular do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria desenvolvido pela autora na Agência de Extensão Rural do INTA de Puerto Rico, Argentina, no período de 02 de março a 30 de abril de 2009. O foco do relato são as ações vivenciadas no contexto de um dos programas executados pelo INTA, o Programa Integrado de Autoprodução de Alimentos (Pro-Huerta) em Misiones. O programa não se confirma somente como um espaço para assegurar a alimentação, pois se observa o protagonismo das pessoas, que se relacionam socialmente através do resgate e troca de seus saberes, desenvolvidas através das estratégias participativas. É através da doação de sementes, que muitas ações conseguem ser realizadas, com uma visão de construção conjunta do conhecimento, colocando em movimento os saberes, valores e desenvolvendo as capacidades da população local.

Biografia do Autor

Andréia Furtado da Fontoura, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, atualmente monitora da disciplina de Desenvolvimento Rural.

Pedro Selvino Neumann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) , mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e Membro de corpo editorial da Scientia Agraria (UFPR). Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Extensão Rural. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fragmentação e Parcelismo das Terras, Formato geométrico das terras, Reordenamento Fundiário, Sistemas de Produção Agrícolas, Unidade de produção agrícola e Gestão territorial.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)