Alternativas Ecológicas Para o Enraizamento De Estacas de Videira (Vitis labrusca L.) cv. Bordô
Palavras-chave:
manipueira, Cyperus rothundus, ácido indolbutírico, estacasResumo
O experimento foi conduzido em uma propriedade familiar, no município de Rio Azul - PR sob os seguintes tratamentos: T1) estacas imersas em solução de AIB a 3000 ppm (diluição 50% álcool+ 50% água); T2) estacas imersas em solução de Tiririca (200g + 400 mL de água + 100 mL de álcool cereal; T3) estacas imersas em água de Xisto (diluição 50% em água); T4) estacas imersas em água de Xisto (100%); T5) estacas imersas em Manipueira (diluição 50% em água); T6) estacas imersas em Manipueira (100%). As variáveis avaliadas foram: Plantas com pegamento (%), número de ramos (número de brotações que geraram folhas na estaca), e comprimento do ramo. O tratamento das estacas com Manipueira 100% obteve 91% de pegamento de plantas, resultando em maior média, seguido do tratamento de Manipueira em solução de 50%, que obteve 86% de pegamento de plantas. A Manipueira apresentou-se como um produto alternativo promissor, necessitando de maiores estudos quanto às possíveis concentrações a serem utilizadas.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).