Trilha Ecológica Interpretativa: um Espaço para Promover a Educação Ambiental

Autores

  • Ivanilde Maria dos Santos CPRA
  • Ana Simone Richter EMATER-PR/CPRA
  • Bruna S. Bueno
  • Juliane Crevelin

Palavras-chave:

conscientização, meio ambiente, sensibilização

Resumo

O Projeto da Trilha Ecológica Interpretativa teve início em 2006 e tem por finalidade criar um espaço para promover a Educação Ambiental voltado a grupos que visitam o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA. A área destinada do Projeto é de 2.500 m2 está situada no município de Pinhais, PR, na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Iraí. A execução do Projeto vem sendo realizada por estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, monitores dos grupos nas visitas e que usam a experiência como tema para seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O Projeto utiliza os recursos naturais existentes na área como elementos didáticos no processo de Educação Ambiental. Durante a visitação, estimula-se observação do ambiente natural, assim como das interferências antrópicas, fazendo uma análise crítica dos possíveis impactos negativos. No final da visita, os participantes são convidados a manifestar concretamente a mudança de atitude através do plantio de mudas de árvores.

Biografia do Autor

Ivanilde Maria dos Santos, CPRA

Técnica em Meio Ambiente pela Escola Estadual Newton Freire Maia, Pinhais, PR, em 2008. Funcionária do Centro Paranaense de Referencia em Agroecologa - CPRA, Pinhais, PR.

Ana Simone Richter, EMATER-PR/CPRA

Agrônoma pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em 1985. Especialista em Agricultura Biológico-Dinâmica pela Universidade de Uberaba - UNIUBE, em 2007. Extensionista do Instituto EMATER-PR cedida ao Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia - CPRA, Pinhais, PR.

Bruna S. Bueno

Estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Newton Freire Maia, Pinhais, PR. Estagiária do Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia - CPRA, Pinhais, PR.

Juliane Crevelin

Estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Newton Freire Maia, Pinhais, PR. Estagiária do Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia - CPRA, Pinhais, PR.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)