Efeito de Diferentes Coberturas Vegetais Sobre a Mesofauna Edáfica em Manejo Agroecológico.
Palavras-chave:
fauna do solo, leguminosas, biodiversidade do soloResumo
Os organismos do solo são responsáveis por transformações físicas e químicas dos resíduos orgânicos que são depositados no solo, tendo grandes implicações para a fertilidade do solo sob manejo orgânico. O trabalho objetivou avaliar a diversidade e composição da mesofauna do solo sob diferentes coberturas vegetais em manejo agroecológico de produção. O estudo foi realizado na área do Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), em Seropédica-RJ. Foram avaliadas 4 coberturas vegetais, sendo três leguminosas (Crotalaria juncea, Mucuna aterrina e Flaemingea macrophylla), e uma poacea, o milho (Zea mays). A coleta do solo foi realizada com o auxilio de uma sonda com 10 cm de altura por 8,3 cm de diâmetro. As amostras de solo foram transferidas para uma bateria de extratores Berlese-Tüllgren por um período de 7 dias e após isso foi realizada a triagem. Os grupos Acari e Formicidae foram os mais representativos nas áreas amostradas. F. macrophylla foi a leguminosa que favoreceu a comunidade da mesofauna com maior número de diferentes grupos.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).