Exploração Madeireira de Pequena Escala na Amazônia Central: Uma Ameaça aos Sistemas Agrícolas Tradicionais?
Palavras-chave:
manejo da paisagem, extrativismo madeireiro, agrobiodiversidadeResumo
A região do rio Negro é composta na sua maioria por indígenas e caboclos ribeirinhos. Estas populações habitam as margens dos rios e a terra-firme, e desenvolveram estratégias de múltiplos usos para acesso aos recursos naturais. No baixo rio Negro persiste uma forte relação entre o extrativismo e a agricultura tradicional. Essa relação se expressa através de ciclos determinados pelos mercados locais e regionais e pelas trajetórias particulares. A especialização das atividades produtivas, principalmente para atender as demandas do mercado, pode estar ameaçando a dinâmica cultural e ao modo de vida local, principalmente ao manejo da agrobiodiversidade.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
8. VI CBA e II CLAA - Meio Ambiente
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).