Produção de sementes de trigo com insumos de base ecológica

Autores

  • Gilberto Antonio Peripolli Bevilaqua Deoclydes Bevilaqua e Elda Bevilaqua
  • Jose Ernani Schwengber
  • Robson Luis Legorio Marques

Palavras-chave:

Triticum aestivum, biofertilizante, produtividade

Resumo

A área de cultivo de sistemas de base ecológica tem aumentado acima de 30% ao ano. Nesta, são utilizadas sementes de variedades desenvolvidas para sistemas que utilizam insumos químicos, fertilizantes e agrotóxicos, bem como não existem sementes ecológicas, dificultando a certificação dos produtores orgânicos. O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito do manejo do solo e de tratamentos com caldas e biofertilizantes sobre a sanidade das plantas e o rendimento de sementes de trigo, cv. Embrapa 40. O trabalho foi conduzido na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, RS. Foram utilizados os tratamentos torta de mamona e cama de frango, combinados com caldas sulfocálcica e bordaleza, humus líquido de minhoca e biofertilizante supermagro. O tratamento cama de aviário + biofertilizante supermagro apresentou produtividade compatível com sistemas convencionais de produção. As caldas protetoras e biofertilizante supermagro não mostraram efeito sobre a ferrugem da folha. A cv. Embrapa 40 pode ser indicada para produção de sementes em sistemas de base ecológica.

Biografia do Autor

Gilberto Antonio Peripolli Bevilaqua, Deoclydes Bevilaqua e Elda Bevilaqua

engenheiro agronomo, Dr, pesquisador da Embrapa Clima Temperado. Endereço: BR 392 km 78 CxP 403 Pelotas, RS. CEP 96001-970.

Jose Ernani Schwengber

engenheiro agronomo, Dr, pesquisador da Embrapa Clima Temperado. Endereço: BR 392 km 78 CxP 403 Pelotas, RS. CEP 96001-970.

Robson Luis Legorio Marques

Acadêmico do Curso de Agronomia, FAEM-UFPEL, bolsista da Embrapa

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>