Observações de Plantio Direto e Convencional na Integração Lavoura-Pecuária em Sistemas Agroecológicos

Autores

  • Dacio Antonio Benassi IAPAR
  • Ana Simone Richter EMATER-PR/CPRA
  • Valcir Wilhelm EMATER-PR/CPRA
  • Evandro Massulo Richter EMATER-PR/CPRA
  • Dirk Ahrens IAPAR

Palavras-chave:

sistemas de produção, agroecologia, produção orgânica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações obtidas com Plantio Direto (PD) e Plantio Convencional (PC) na Integração Lavoura-Pecuária em Sistemas Agroecológicos, no Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia – CPRA, Pinhais, PR. Desde 2006, vem sendo testado o cultivo de grãos (verão) integrados com pecuária de leite (inverno), sob plantio direto e convencional, a fim de responder às principais indagações, além de desenvolver tecnologias mais adequadas aos sistemas agroecológicos. Os resultados obtidos demonstraram que, nos primeiros anos de transição do modelo convencional para agroecológico, o PD apresenta menor produtividade e maior incidência de plantas espontâneas de difícil controle, quando comparado ao PC, apesar de menor custo de produção e maior relação benefício/custo. No entanto, é necessário ampliar o tempo de avaliação dos trabalhos, para que obter-se resultados mais conclusivos.

Biografia do Autor

Dacio Antonio Benassi, IAPAR

Técnico Agrícola do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, Pólo Regional de Ponta Grossa, PR. Graduação em Matemática, pela UFPG. Mestrado na Área de Solos, pela UFPR, em 2008.

Ana Simone Richter, EMATER-PR/CPRA

Agrônoma pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em 1985. Especialista em Agricultura Biológico-Dinâmica pela Universidade de Uberaba - UNIUBE, em 2007. Extensionista do Instituto EMATER-PR, cedida ao Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia - CPRA, Pinhais, PR.

Valcir Wilhelm, EMATER-PR/CPRA

Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Santa Maria - CASM, Santa Maria, RS, em 1980. Extensionista do Instituto EMATER-PR, cedido ao Centro Paranaense de Referência em Agroeologia - CPRA, Pinhais, PR.

Evandro Massulo Richter, EMATER-PR/CPRA

Médico Veterinário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1983. Especialista em Bovinocultura de Leite, pela Universidade Estadual de Maringá, em 1993. Extensionista do Instituto EMATER-PR, cedido ao Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia - CPRA, Pinhais, PR.

Dirk Ahrens, IAPAR

Pesquisador do IAPAR, Pólo de Ponta Grossa, PR.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>