Patogenicidade de isolados de Beauveria bassiana e Metharizium anisopliae Sobre o Percevejo de renda da Mandioca Vatiga manihotae (Hemiptera: Tingidae)
Palavras-chave:
Fungos entomopatogênicos, controle microbiano, Manihot esculenta Crantz.Resumo
Esse trabalho teve por objetivo avaliar isolados de fungos entomopatogênicos, visando sua utilização no controle do percevejo de renda Vatiga manihotae. Ninfas de 3o ínstar e adultos foram inoculados com suspensões de conídios de dois isolados de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. (CB 34, CG 716) e quatro isolados de Metharizium anisopliae (Metsch.) (CB 352, CB 417, SLP 358 E 06) na concentração padronizada de 1 109 conídios mL-1. Após a aplicação, os insetos foram mantidos nas folhas com auxílio de gaiolas foliares. As avaliações foram feitas a cada dois dias, por um período de 10 dias, determinando-se o percentual de insetos mortos. Verificou-se que os isolados avaliados foram patogênicos, sendo o isolado CB 34 de B. bassiana mais eficiente no controle das ninfas (100%) e adultos (71%) do percevejo de renda, enquanto que os isolados de M. anisopliae E06 e SPL 358 apresentaram menor atividade contra as ninfas (25 e 30,2%) e adultos, (25 e 13,2%) respectivamente.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).