Patogenicidade de isolados de Beauveria bassiana e Metharizium anisopliae Sobre o Percevejo de renda da Mandioca Vatiga manihotae (Hemiptera: Tingidae)

Autores

  • Patrícia Paula Bellon Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Raquel Rheinheimer Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Diego Gazola Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aline Monsani Miranda Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vanda Pietrowski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luis Francisco Angeli Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Daniela Mondardo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Fungos entomopatogênicos, controle microbiano, Manihot esculenta Crantz.

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo avaliar isolados de fungos entomopatogênicos, visando sua utilização no controle do percevejo de renda Vatiga manihotae. Ninfas de 3o ínstar e adultos foram inoculados com suspensões de conídios de dois isolados de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. (CB 34, CG 716) e quatro isolados de Metharizium anisopliae (Metsch.) (CB 352, CB 417, SLP 358 E 06) na concentração padronizada de 1  109 conídios mL-1. Após a aplicação, os insetos foram mantidos nas folhas com auxílio de gaiolas foliares. As avaliações foram feitas a cada dois dias, por um período de 10 dias, determinando-se o percentual de insetos mortos. Verificou-se que os isolados avaliados foram patogênicos, sendo o isolado CB 34 de B. bassiana mais eficiente no controle das ninfas (100%) e adultos (71%) do percevejo de renda, enquanto que os isolados de M. anisopliae E06 e SPL 358 apresentaram menor atividade contra as ninfas (25 e 30,2%) e adultos, (25 e 13,2%) respectivamente.

Biografia do Autor

Patrícia Paula Bellon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Faculdade Assis Gurgacz, Paraná ( 2007). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Atualmente, é mestranda em Agronomia na área de Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>