IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, PRIORIZANDO A PRODUÇÃO DE FRUTÍFERAS NO ASSENTAMENTO 16 DE MAIO
Palavras-chave:
Agroflorestas, agroecologia, fruticultura, camponêsResumo
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a produção de frutíferas no Assentamento 16 de maio, discutindo e argumentando fundamentos para a implantação de sistemas agroflorestais, valorizando o conhecimento local, aprofundando estudo sobre as principais práticas de manejo e a importância deste para o desenvolvimento produtivo, econômico e social das famílias assentadas, assim como argumentar os aspectos norteadores para uma agricultura sustentável. Dessa forma, agregando conhecimentos locais construídos ao longo dos anos, interagindo com saberes científicos, com o objetivo de enriquecer e qualificar práticas produtivas e culturais. Assim, abordamos no trabalho argumentações que procuram atender a necessidade de avançarmos em nossa prática agroecológica. Todos estes aspectos discutidos e aprofundados no decorrer do texto enriquecem uma proposta popular agroecológica para agricultura camponesa.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).