Isolados De Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae Contra a Mosca-branca Bemisia tuberculata (Bondar) (Hemiptera: Aleyrodidae)

Autores

  • Ana Raquel Rheinheimer Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Patrícia Paula Bellon Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aline Monsani Miranda Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vanda Pietrowski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luis Francisco Angeli Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Artur Soares Pinto Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • William Alexandre Scherer Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Manihot esculenta., fungos entomopatogênicos., controle microbiano

Resumo

As moscas brancas (Hemiptera: Aleyrodidae) se alimentam sugando diretamente a seiva das plantas de mandioca, causando danos a este cultivo. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar isolados de fungos entomopatogênicos no controle da mosca-branca, Bemisia tuberculata. Ninfas de 3o ínstar foram inoculadas com suspensões de conídios dos isolados de B. bassiana, CB 34 e CG 716; e M. anisopliae, CB 417, 352, E 06 e SLP 358, na concentração padronizada de 1 x 109 conídios mL-1. Os isolados testados apresentaram valores de mortalidade confirmada inferiores a 50%, sendo os isolados de B. bassiana mais eficientes na mortalidade de ninfas, com mortalidade confirmada de 40 e 50%.

Biografia do Autor

Ana Raquel Rheinheimer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (2007). Atualmente é mestranda do programa de Pós-Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atuando principalmente no seguinte tema: Controle Biológico e Alternativo de pragas. Endereço: Rua Paraná, n° 5818, Marechal Cândido Rondon/PR. Telefone: (45) 99538978, (45) 32841347. E-mail: anaraquel_bio@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>