Tratamento de Sementes de Cevada com Calor Úmido
Palavras-chave:
Hordeum vulgare L., tratamento físico, sanidade de sementes, germinação.Resumo
A cevada é utilizada como ração animal, farinha para alimentação humana, forrageira de inverno e no preparo do malte. Alimentos, consumidos in natura ou não, cada vez mais necessitam ser produzidos de forma mais limpa, buscando viabilizar uma produção socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Assim, formas alternativas no controle de doenças são pesquisadas, como por exemplo, o tratamento físico de sementes através do uso da termoterapia via calor úmido. Este trabalho foi conduzido com o objetivo de testar o efeito de quatro tempos de imersão (0, 5, 10 e 15 min) das sementes em água (a 60 oC), sobre a sanidade e germinação das mesmas. Observou-se que os gêneros de fungos presentes nas sementes respondem de forma diferenciada com relação ao aumento do tempo de imersão em água. Aumentando o tempo de imersão, ocorre redução da percentagem de germinação das sementes e aumento da percentagem de sementes mortas.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).