A Legislação Ambiental e os Dilemas da Agricultura Familiar

Autores

  • Cristiane Maria Tonetto Godoy Universidade Federal de Santa Maria
  • Clayton Hilling Universidade Federal de Santa Maria
  • Flávia Inês Carvajal Pérez Universidade Federal de Santa Maria
  • Gustavo Heldt Silveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Extensão Rural, Questão Ambiental, Agricultura Familiar, Pesquisa Qualitativa

Resumo

A questão ambiental na sociedade contemporânea é uma temática que está suscitando profundos debates, principalmente em relação às propostas de alterações nas leis ambientais. Neste trabalho buscou-se conhecer a percepção dos agricultores familiares da Localidade Linha 15 de Novembro do município de Santa Rosa/RS, em relação à importância da preservação ambiental e os seus conhecimentos sobre a legislação ambiental brasileira, através da utilização de uma entrevista semi-estruturada, em uma abordagem qualitativa. A falta de conhecimento da legislação ambiental faz com que muitas das propriedades rurais familiares estejam de desacordo com a lei, tornando os agricultores passíveis de multas e penalidades. O fato de não conhecerem os termos e a própria lei não implica que eles não dêem importância para a preservação do meio ambiente, a necessidade de manter a biodiversidade, os recursos hídricos e as vegetações nativas, garantindo assim um ambiente conservado para as futuras gerações.

Biografia do Autor

Cristiane Maria Tonetto Godoy, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Agrômoma, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Aluna da Pós-Graduação em Extensão Rural, nível metrado, na Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Extensão Rural Aplicada, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM.

Clayton Hilling, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, da Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Extensão Rural Aplicada.

Flávia Inês Carvajal Pérez, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna da Pós-Graduação em Extensão Rural, nível mestrado, na Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Extensão Rural Aplicada, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM.

Gustavo Heldt Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno da Graduação em Zootecnia, da Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Extensão Rural Aplicada, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)